TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Ceará registra chuvas em mais de 115 municípios

Os municípios da região Jaguaribana registraram as maiores precipitações no intervalo de tempo. Em Iracema foram observados 147 milímetros, maior acumulado até o momento. Na sequência estão Ererê (123 mm) e Jaguaretama (106 mm), que estão entre as maiores precipitações das últimas 24 horas, segundo a Funceme. Orós (41 mm) e Pereiro (39 mm) também somaram boas precipitações.

No Cariri, que também atingiu bons volumes, Crato (103 mm), Penaforte (72.2 mm), Umari (68 mm) e Ipaumirim (65.4 mm) se destacam com as maiores precipitações. No Sertão Central e Inhamuns, o município de Boa Viagem chegou a registrar 108 mm (segundo maior acúmulo do dia). As cidades de Milhã (95 mm), Senador Pompeu (81.4 mm), Solonópole (62 mm) e Catarina (52 mm) fecham as maiores precipitações da região.

Desde esta segunda-feira, o Estado apresenta boas precipitações em todo o território.

Previsão

Hoje, o Ceará deve seguir com nebulosidade variável e eventos de chuva em todas as regiões. Para amanhã (19), as previsões da Funceme apontam o predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões, com eventos de chuva nos Litorais de Fortaleza, Pecém e Norte, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité.

Na quinta-feira (20), deve haver “predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com evento de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba”. Ainda segundo a Funceme, nas demais regiões, devem ocorrer chuvas isoladas.

Zona de Convergência

Nas imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é possível observar nuvens de chuva sobre a faixa litorânea do Ceará, Piauí e Maranhão. Segundo a Funceme, “a nebulosidade está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste no período de fevereiro a maio".

Aporte de Açudes

Conforme o último balanço da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Estado possui 33 açudes em volume morto e 13 secos. Apenas o Germinal e o Tijuquinha sangraram. Ainda conforme o órgão, cinco açudes estão com volume acima de 90%, incluindo os dois com sangria, e 90 reservatórios constam com volume abaixo de 30%.

O volume registrado, até então, corresponde a 14,72% do total aportado pelos 155 reservatórios do Estado.

Maiores acumulados, até às 8h50:

Iracema (Posto: Bastiões) : 147.0 mm
Ererê (Posto: Açude Santa Maria) : 123.0 mm
Boa Viagem (Posto: Açude Vieirão) : 108.0 mm
Jaguaretama (Posto: Jaguaretama) : 106.0 mm
Crato (Posto: Crato) : 103.0 mm
Ererê (Posto: Ererê) : 90.0 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 85.0 mm
Senador Pompeu (Posto: Senador Pompeu) : 81.4 mm
Umari (Posto: Umari) : 68.0 mm
Umari (Posto: Sitio Canto) : 65.8 mm

Nenhum comentário: