quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Ceará notifica dois novos casos suspeitos de coronavírus nesta quarta-feira; um já foi descartado

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que o Ceará notificou, nesta quarta-feira (26), dois casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Um deles já foi descartado. O outro aguarda resultado de exame laboratorial, que deve sair ainda hoje.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, reforçou que, como os casos se espalharam para países da Europa, é "natural que tenha aumento de casos suspeitos".

O caso examinado e já descartado é de um profissional de saúde de 29 anos. Foi identificado que ele estava com parainfluenza. O que segue em investigação é de um médico de 35 anos, que esteve no Hospital São José e já está em casa. Ele apresentava sintomas de gripe, como dor de garganta, coriza e tosse. Ambos são de Fortaleza, estiveram na Itália e chegaram no último dia 20. Caso haja um resultado positivo para coronavírus e o paciente não tenha sinais de gravidade, o secretário explicou que ele deve ficar em isolamento domiciliar por 14 dias.

"É importante lembrar que temos uma rede preparada. Estamos hoje à noite nos reunindo com os hospitais privados para que a gente estabeleça a rotina. E temos como referência para encaminhamentos no Interior os hospitais regionais", destacou o secretário. Dr. Cabeto ainda afirmou que "todos os hospitais estão orientados para terem setores de isolamento, com até dois leitos".

Nenhum comentário: