TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

TSE deve começar a testar novos modelos de urna eletrônica nesta terça-feira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve iniciar nesta terça-feira (21) os testes dos novos modelos das urnas eletrônicas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até o próximo dia 27.

As empresas que participaram da licitação entregaram ao tribunal os novos modelos nesta segunda (20).

Esses novos modelos visam corrigir falhas detectadas nos projetos apresentados inicialmente, desclassificados por descumprimento das especificações técnicas previstas na licitação.

O impasse causado pelas desclassificações das duas empresas que participam da licitação fez com que o tribunal realizasse, em meio ao recesso do Judiciário, uma sessão extraordinária para tratar do tema, no último dia 8.

Os ministros decidiram, na ocasião, rejeitar o recurso de uma das empresas contra a desclassificação e dar um prazo extra para que as novas propostas fossem apresentadas.

Ao fim da sessão, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, declarou que o tribunal conta com plano de contingência caso as empresas não corrijam as falhas de forma definitiva.

Nessa hipótese, explicou o secretário, não haveria novas urnas em 2020, mas, sim, o uso de equipamentos fabricados em anos anteriores.

Nenhum comentário: