TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Mais de 100 cidades do Ceará registram chuvas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em mais de 100 cidades no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (30) e as 7h desta sexta-feira (31). Redenção, na Grande Fortaleza, computou o maior volume, com 145 milímetros. Os dados ainda são parciais e podem ser atualizados no decorrer do dia.

O município de Palmácia, no Maciço de Baturité, registrou 113,2 milímetros. Devido as boas chuvas, o Açude Germinal, que já havia sangrado na última terça-feira (28), aumentou a sua lâmina de água em 41 cm nesta sexta-feira.

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a válvula dispersora do açude teve que ser aberta. As águas foram encaminhadas, segundo a Cogerh, em direção o Açude Acarape do Meio, localizado na cidade de Redenção, distante 38 km de Palmácia. O Germinal, construído em 2017, é um reservatório com capacidade para 2,1 milhões de m³ de água e atende o município de Palmácia e localidades próximas. O açude serve, principalmente, para o abastecimento humano e perenização do rio Pacoti.

Houve boas chuvas também nas cidades de Baturité (127 milímetros); Maranguape (112 milímetros) e Boa Viagem (105 milímetros).

Alagamentos na capital

Em Fortaleza, a maior precipitação foi registrada no Posto do Pici, com 42,8 milímetros. A chuva deixou o Aeroporto Internacional Pinto Martins alagado e carros submersos na Avenida Heráclito Graça, no bairro Aldeota. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a máxima em Fortaleza será de 31ºC e a mínima de 25ºC. A umidade mínima de 65% e máxima de 95%. A intensidade dos ventos é de fraco para moderado

Houve chuvas também em dois municípios do Litoral Oeste: São Gonçalo do Amarante (95 milímetros) e Paracuru (90 milímetros).

Previsão para os próximos dias

De modo geral, segundo a Funceme, seguimos com tendência de chuvas com acumulados significativos para hoje e para o final de semana (1º) e (2) para todo o estado. Para sexta-feira (31), as chuvas tendem a continuar no decorrer do dia, de intensidade moderada e forte, principalmente na porção norte do Ceará.
E para o final de semana, as chuvas previstas devem acontecer especialmente no período da tarde e noite, mas não descartando pancadas de chuva na madrugada e manhã nas regiões citadas na previsão para tais dias. Como foi mencionado no últimos dias, a causa da chuva se dá pela presença de um de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a atuação mais próxima da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Nenhum comentário: