sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Defesa Civil atende 35 ocorrências de risco de desabamento em dois dias de chuvas na capital cearense; Funceme indica mais chuvas para esta sexta-feira (10) em todo o estado

Em apenas dois dias de chuvas em Fortaleza, a Defesa Civil já registrou 35 ocorrências de risco de desabamento. Somente nesta quarta-feira (8), 18 ocorrências foram atendidas e outras 17 nesta quinta-feira (9).

De acordo com relatório divulgado pelo órgão, nestes dois dias a Secretaria Executiva Regional VI, que contempla 29 bairros da capital cearense, como Aerolândia e Cidade dos Funcionários, foi a que registrou o maior número de casos. Foram cinco chamados atendidos na quarta-feira (8) e mais seis nesta quinta-feira (9).

Logo em seguida aparece a Regional IV, com quatro chamados na primeira data e dois na segunda. A Regional III surge com dois casos no primeiro dia e três no segundo. O Centro teve três ocorrências nos dois e as regionais I, II e V somaram juntas dez casos nos dois dias.

Inundação
A Defesa Civil também atendeu duas ocorrências de inundação e uma de alagamento na Regional VI, ambas na quarta-feira (8). Um incêndio foi registrado na Regional VI e houve três alagamentos na Regional V.

Em todo o Ceará, cerca de 115 cidades já tiveram ocorrências de chuvas. A cidade de Pedra Branca registrou o maior volume com 172 milímetros. O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para esta sexta-feira (10), é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.

Para realizar qualquer denúncia de deslizamento, inundação ou desabamento, a população pode ligar gratuitamente para Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que funciona 24 horas por dia.

Enxurrada
No município de Viçosa do Ceará, uma enxurrada alagou uma das principais ruas da cidade. A forte chuva fez surgir uma correnteza e arrastou um carro. Houve registro de chuvas fortes também em Mulungu e Sobral, que também ficam na região norte do estado.

Nenhum comentário: