TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Chove em mais de 30 cidades do Ceará nesta quinta-feira (2)

A Funceme registrou precipitações em pelo menos 31 municípios. Os dados serão atualizados pelo órgão no decorrer desta quinta.

A maior precipitação computada pelo órgão foi em Pedra Branca com 57 milímetros. Além de Fortaleza, maior registro ocorreu na cidade de Russas (Vale do Jaguaribe) com 30 milímetros e Aquiraz na Região Metropolitana com 27 milímetros. Em seguida em Barro, na Região Centro-Sul, com 25 milímetros, Pindoretama (Grande Fortaleza), com 24 milímetros e Redenção (23,4 milímetros).

A Funceme afirmou que, como previsto anteriormente, o Estado segue com áreas de instabilidade associadas à expressiva umidade relativa do ar e também à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos (Níveis), que encontra-se centrado sobre a Bahia. De acordo com os meteorologistas do órgão, como a borda norte deste sistema meteorológico está passando pelo Ceará, o cenário acaba sendo favorável a precipitações.

Previsão
A previsão da Funceme para esta quinta-feira é de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri.

Nas demais regiões, possibilidade de chuva. Para sexta-feira (3) de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Sul. E para sábado (4), nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Sul.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que a máxima prevista para o Estado é de 36ºC e a mínima de 19ºC. Umidade mínima de 30% e máxima de 95%.

Açudes em situação crítica
Apesar dos números apresentados pelo mapa mais recente de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste e em Minas Gerais, dos 155 açudes do Ceará monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 91 estão com volume abaixo dos 30%.

O Castanhão, principal reservatório do Estado, está com apenas 2,81% da sua capacidade total. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,23% do volume máximo.

Nenhum comentário: