sábado, 21 de dezembro de 2019

Rede de voluntários monitora volume de chuva nas 184 cidades do Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) dispõe da maior rede do Nordeste de pluviômetros instalados em centros urbanos e em áreas rurais do Nordeste. E para registrar o volume de chuva de chuva diário em cada uma das 184 cidades do Ceará, a fundação conta com uma rede de voluntários, que têm instalados pluviômetros em suas propriedades.

Há no Ceará, 550 pluviômetros instalados em órgãos públicos e em unidades agrícolas. A maioria está na zona rural. Os leituristas são voluntários convocados pela Funceme. Eles foram treinados pelos órgãos e há confiança depositada no trabalho. Os equipamentos da Funceme seguem um padrão internacional da Organização Meteorológica Mundial, e cada milímetro registrado no equipamento equivale a um litro de água por metro quadrado.

“Os dados extremos (possível distorção) são verificados através de análise comparativa com imagens de satélite e radar meteorológico”, explica a meteorologista da Funceme Meiry Sakamoto. “A informação é diária, mas caso não ocorra, eles são contactados pela Funceme”.

No sítio Baú, zona rural de Iguatu, a enfermeira aposentada Naura Alves, segue o trabalho voluntário que durante décadas foi realizado pela mãe. “É um compromisso e uma dedicação nossa em manter a Funceme e a população informada”, frisou. “Todos os dados são anotados em um caderno."

Nenhum comentário: