segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Estudantes do Ceará desenvolvem robô para auxiliar crianças com deficiência a se locomover

Transformando ensinamentos adquiridos em sala de aula em instrumentos práticos de inclusão, estudantes de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, desenvolveram um micro robô colaborativo de baixos custo e consumo de energia, que poderá ser usado para ajudar na locomoção de crianças portadoras de deficiência física e autistas.

Os estudantes de Automação Industrial João Vitor de Lima Sousa, de 18 anos, e Ana Jully Teófilo de Sousa, de 18 anos, criaram o ‘Pakacthuba’, protótipo controlado por smartphone via conexão Bluetooth que percebe a distância entre o usuário e obstáculos físicos no local, ajudando a locomoção de quem tem dificuldades.

“Quando decidimos criar algo, o objetivo era ajudar as crianças que têm deficiência, além de promover isso de uma forma divertida para que tivesse a leveza de uma brincadeira”, explica João Victor. Ele e Ana Jully estudam na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Célio Rodrigues, e desenvolveram o robô durante estágio supervisionado no Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

O equipamento foi construído ao custo de R$ 237,80, mas segundo os estudantes, há a expectativa de deixá-lo ainda mais barato, utilizando materiais reciclados na confecção.

“Pakacthuba”
O micro robô possui uma rede de sensores ultrassônicos que percebem a distância entre o usuário e seus obstáculos. O “Pakacthuba” saiu do papel por meio de uma impressora 3D e é controlado através de aplicativo instalado em um smartphone. Além disso, por se tratar de um dispositivo de comunicação Bluetooth, permite que o comando remoto em uma distância de até 10 metros seja realizado por meio de uma rede sem fio.

Nenhum comentário: