segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ataques a bancos e empresas de valores no Ceará caem 75% em 4 anos

O número de ataques a instituições financeiras - bancos ou empresas de valores - no Ceará apresenta uma redução de 75%, em um intervalo de 4 anos. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 52 ocorrências, nos dez primeiros meses de 2015, e apenas 13 crimes, em igual período de 2019.

A diminuição das ocorrências começou em 2017. Na comparação dos dez primeiros meses de 2018 com igual período de 2019, foi registrado o maior decréscimo em um intervalo de um ano, 59,4%, ao passar de 32 crimes para 13.

O secretário da Segurança, André Costa, destaca a importância do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) - ferramenta que monitora veículos através de câmeras espalhadas pelo Estado e consegue ler as placas veiculares - para a redução do índice nos últimos anos.

"O combate a roubos contra bancos está muito ligado à política que a gente adotou desde 2017 de combate à mobilidade do crime. Sempre, nessas ocorrências de roubo a banco, são utilizados veículos para chegada e fuga. Hoje, a gente consegue exercer um forte controle sobre veículos utilizados por criminosos e isso tem facilitado bastante", afirma.

André Costa acrescenta, como outro fator, a troca de informações entre as polícias dos estados do Nordeste, o que foi impulsionado com o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste, sediado em Fortaleza.

Nenhum comentário: