sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Prefeitura de Mombaça realiza atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

No dia em o país celebrou o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Secretaria de Assistência Social, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Iracema e São José realizou uma manhã de atividades alusivas à data.

O evento aconteceu nas dependências da AABB (Tejubana) com a presença de autoridades como secretária da Assistência Social Izaura Gomes, secretário de Juventude, Esporte e Cultura e articulador municipal do Selo Unicef Ney Werbson, primeira-dama Jakelini Braga Evangelista, chefe de Gabinete Darci Jota, representante do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) Maria Eduarda.

O CRAS Iracema apresentou desfile com os adolescentes caracterizados de negros que fizeram história ao mesmo tempo em que suas biografias eram lidas. Tais como: Nelson Mendela, líder africano contra o Apartheid; Pelé, embaixador mundial do futebol; Marielle Franco, vereadora assassinado no Rio de Janeiro; Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra e Teresa de Benguela ícone da resistência Negra no Brasil.

O CRAS São José também fez sua apresentação de dança e desfile das cacheadas e caracoladas com adolescentes do Grupo de Fortalecimento de Vínculos.

As atividades foram realizadas sob a coordenação da Marta e Marcelo coordenadores dos dois CRAS. Na oportunidade duas negras mães foram homenageadas com o Certificado de Honra ao Mérito - Negra de Fibra.

Adolescente do NUCA, Maria Eduarda apresentou um número de dança africana.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

Nenhum comentário: