quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Prefeito de Iguatu anuncia retorno dos camilianos para administrar hospital regional

O prefeito da cidade de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), anunciou o retorno da Sociedade Beneficente São Camilo para gerenciar o Hospital Regional de Iguatu (HRI). De acordo com o gestor, uma série de quatro reuniões foram definidas com os diretores da instituição filantrópica.

No passado recente, os camilianos administraram o HRI, mas atraso no repasse de recursos por parte da secretaria de Saúde do município para a instituição obrigaram o rompimento do contrato. Na época, havia dívida em torno de R$ 3 milhões.

O esforço do prefeito é superar um dos maiores gargalos na administração pública: a saúde. Ednaldo Lavor espera que com a volta dos camilianos, o hospital tenha um salto de qualidade no atendimento público de saúde, a exemplo do que ocorre em outras cidades do Ceará, em que a entidade administra as unidades hospitalares: Tauá, Crateús, Itapipoca, Tianguá, Crato, Fortaleza.

“Os Camilianos estão há bastante tempo ajudando e organizando hospitais, possuem um conhecimento inquestionável a
respeito da administração de unidades deste tipo, por isso, não tenho dúvidas, que eles irão ajudar a nossa população a ter um melhor sistema de saúde”, ressaltou.

Os camilianos já demonstraram interesse em retornar a Iguatu. Assim como da última vez que vieram ao município, os trâmites de agora por diante preveem que um projeto de lei oriundo do Executivo seja enviado à Câmara Municipal de Iguatu (CMI) com o objetivo de oficializar a parceria que ocorrerá no modelo de convênio.

A expectativa é de que quando o projeto chegar ao Legislativo, seja aprovada.

No ano de 2013, o município de Iguatu e a Sociedade Beneficente celebraram um convênio por 20 anos, porém com um ano o acordo foi quebrado em meio à alegativa da época de falta de repasses da Prefeitura para o ente filantrópico.

Diário Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: