sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Economia do Ceará cresce acima da média do Brasil e do Nordeste

Apesar de uma ligeira queda em setembro, de 0,10%, a atividade econômica no Ceará avançou 2,29% nos primeiros nove meses deste ano, superando o crescimento observado no Nordeste (0,74%) e no Brasil (0,80%) no mesmo período. Se considerado o acumulado de 12 meses, desde setembro de 2018, a atividade no Estado avançou 2,38%, superando também os resultados do Nordeste (0,83%) e do Brasil (0,99%). Os dados, divulgados nesta quinta-feira (14), são do Índice de Atividade Econômica (IBC), divulgado mensalmente pelo Banco Central.

A expectativa é que a economia cearense feche 2019 com crescimento superior à média da Região e do País. "Essa leve queda em setembro pode ser vista como algo cíclico, sazonal, que talvez tenha sido impactada pelo setor do agronegócio. Mas o que nós temos visto nos últimos meses é que o Ceará vem crescendo muito mais do que a média nacional", diz o economista Ricardo Coimbra.

Enquanto a atividade no Ceará recuou 0,10% na passagem de agosto para setembro, no Nordeste houve queda de 0,01% e, no Brasil, alta de 0,44%, na série com ajuste sazonal.

Nenhum comentário: