sexta-feira, 22 de novembro de 2019

84% dos ataques registrados em cinco estados do Brasil foram no Ceará

A violência no Estado do Ceará foi destaque no primeiro relatório "Retratos da Violência" da Rede de Observatórios da Segurança. A pesquisa apontou que, de junho a outubro de 2019, aconteceram 129 ataques de grupos criminosos nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. 84% destas ofensivas protagonizadas, principalmente pelas facções, aconteceram no Ceará.

Ou seja, em menos de um semestre, o Ceará contabilizou 108 ataques criminosos. O período analisado incluiu um dos meses mais problemáticos para a Segurança Pública do Estado. Em setembro, aconteceu uma sequência de ofensivas no Ceará, principalmente na Capital. Em quase duas semanas, criminosos foram responsáveis por aproximadamente 100 ataques.

A sequência de terror presenciada pelos cearenses teria sido motivada pelas prisões de lideranças da facção Guardiões do Estado (GDE). Para cessar as empreitadas, dezenas de presos precisaram ser transferidos para unidades prisionais de segurança máxima.

A pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) do Ceará e da Rede de Observatórios de Segurança, Ana Letícia Lins, destaca que o mês de setembro foi o segundo período de mais ataques no Ceará. Janeiro de 2019 teve ainda mais ocorrências: "Vivemos uma segunda temporada de ataques no Estado. Mas eles foram substancialmente diferentes dos de janeiro. Em setembro, um grupo isolado agiu de forma solitária. Só em 11 dias, foram 107 ocorrências", disse. Também do LEV e responsável por participar do relatório, o sociólogo César Barreira pontuou o fenômeno indicando que a cada sequência de ataques, o quantitativo de homicídios no Ceará reduziu. Para Barreira, o fato de o Estado ter sido disparado com mais ataques, mostra o modus operandi desastroso de uma facção local.

"Não é só a questão de a facção estar ampliando seu espaço. É a natureza das facções. Nós temos uma facção local de características muito específicas. A GDE não só é mais jovem do que as outras, mas também não tem uma hierarquia consolidada. Então, a violência difusa se torna predominante", disse o sociólogo.

Nenhum comentário: