segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Tem início a II Semana de Saúde Bucal de Iguatu

Na manhã desta segunda-feira (21), a administração de Um Novo Tempo, através da Secretaria da Saúde, realizou no auditório do Hospital Regional, a abertura da II Semana de Saúde Bucal. A semana tem como objetivo levar conscientização para a população quanto a importância da adoção de medidas que previnem as doenças orais, isto é, as visitas a um consultório odontológico e também para uma higiene bucal de qualidade.

A programação consta de ações educativas e preventivas em todas as faixas etárias, que incluem desde o pré-natal odontológico, com palestras e atendimento das gestantes. “Nos últimos anos o câncer bucal vêm aumentando, é importante chamar atenção da população para a prevenção, sinais e sintomas. Uma das orientações de prevenção é o paciente realizar o autoexame e se houver qualquer alteração comunicar o dentista”, declarou o coordenador de Saúde Bucal, Armando Barreto que na oportunidade apresentou números da área odontológica no município.

O evento contou com participação do prefeito Ednaldo Lavor, vereadores, secretários municipais, profissionais da saúde e a população em geral.

Sobre o câncer bucal

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, céu da boca, bochechas, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. Geralmente, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são as principais causas da doença. Segundo uma previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há a estimativa de 14.700 novos casos de câncer bucal biênio 2018/2019.

Alguns dos sintomas são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em casos mais elevados são observados os sintomas de dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e a sensação de que há algo preso na garganta. O autoexame é bem simples e feito pelo próprio paciente na frente do espelho.

Nenhum comentário: