sábado, 26 de outubro de 2019

Sobe para 26 o número de praias atingidas por manchas de óleo no Ceará

As manchas de petróleo cru que contaminam a orla nordestina já atingiram 26 praias do Ceará. Mais quatro pontos de banho foram confirmados com resquícios de óleo: Cofeco, em Fortaleza; Barro Preto, em Aquiraz; e Tabubinha, Praia das Fontes, em Beberibe; e Majorlândia, em Aracati (Confira lista abaixo). A falta de balneabilidade consta no mapa de acompanhamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, confirmou que "foram detectados alguns vestígios do óleo" nas praias do litoral Leste. Mesmo que os valores de coliformes [bactérias] sejam tolerantes, explica o especialista, a recomendação para evitar o banho é uma medida preventiva.

Sobre a fiscalização, Lincoln Davi afirmou que o trabalho segue com sobrevoos no litoral e equipes em terra. "Em todos os locais, houve operações para recolher as substâncias. Há correntes marítimas. Pode ser que amanhã as correntes marítimas levem [o óleo] para as mesmas praias, por exemplo".

Orientações
A Semace emitiu uma orientação aos banhistas para verificar a ocorrência do óleo e, se constatada, rejeitar o trecho para banho. "A localização do óleo deve ser informada à autoridade de meio ambiente local, para que seja feita a remoção e destinação adequadas", citou a nota.

Nenhum comentário: