terça-feira, 1 de outubro de 2019

Semace retira 500 litros de óleo do litoral cearense após Ibama apontar oito praias contaminadas

Mais de 500 litros de óleo foram retirados de oito praias do Ceará em uma operação de limpeza feita por servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) neste fim de semana (28 e 29). A ação foi realizada depois de o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontar que a substância estava presente no litoral cearense.

“Apesar da competência da limpeza ser dos municípios, nós entendemos que foi uma situação crítica, então chamamos a responsabilidade da Semace”, afirmou o superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes, ao apresentar o balanço. “Até porque a coleta desse material envolve conhecimento e equipamentos”, completou.

Segundo o Ibama, três animais foram encontrados mortos, sendo uma ave aquática, em Cumbuco, e duas tartarugas marinhas, uma em Sabiaguaba e outra em Jericoacoara. As praias que apresentaram registro da substância foram: Sabiaguaba, Malhada, Jijoca de Jericoacoara, Morro Branco, Barra de Sucatinga, Taíba, Paracuru e Prainha

Nenhum comentário: