quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Mombaça: Secretaria de Saúde, através do Centro de Saúde e NASF, realiza palestra sobre suicídio dentro da Campanha Setembro Amarelo

Como parte das atividades do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Mombaça, através do Centro de Saúde e do NASF, dia 17 de setembro, realizou na recepção do Centro de Saúde, uma Sala de Espera, com uma palestra sobre o suicídio, que contou com a participação do psiquiatra Dr. Carlos Holanda e a psicóloga do NASF, Dra. Ticiana Aguiar.

A palestra foi direcionada aos pacientes que aguardavam o atendimento ao psiquiatra, como também, as pessoas que estavam a espera de atendimento de outros profissionais de saúde.
Antes de ter inicio as atividades membros do Lions Clube Centro e Leo Clube distribuiu um delicioso caldo para todos que estavam presente no Centro de Saúde.

A secretária de Saúde, Dra. Norma Marques, agradeceu o envolvimento de todos os profissionais do Centro de Saúde e a equipe do NASF na Campanha Mundial de Combate ao Suicídio que que acontece durante todo o mês de setembro e o apoio que o Lions Clube Centro sempre presta as campanhas da Secretaria.

Em sua palestra o Dr. Carlos Holanda salientou que o cérebro (mente) como qualquer outra parte do corpo adoece e precisa de tratamento adequado com um profissional, seja ele psicólogo (terapia) ou psiquiatra (médico) para combater as doenças que envolvem os problemas mentais. Em se tratando de tendência ao suicídio ou auto mutilação, é necessário bastante atenção para os possíveis sintomas e procurar de imediato ajuda do profissional disponível na rede pública.

Ainda sobre a temática de combate ao suicídio atividades como palestras e roda de conversas estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município com a participação dos profissionais de saúde da secretaria.

Nenhum comentário: