quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Hospital Regional de Iguatu se prepara para receber investimentos do Governo do Estado do Ceará

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, participou na tarde de ontem (25) de uma audiência com o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, objetivando discutir os ajustes finais da parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Iguatu e demais Municípios da região centro sul em relação ao Hospital Regional. Além do prefeito, participaram da reunião, o secretário Executivo da SESA, Marcos Gadelha; o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho e Dra. Teresa Cristina (18ª Coordenadoria Regional de Saúde). 

Segundo o prefeito Ednaldo Lavor, o Hospital Regional vai ganhar um plano de gestão e de liberação de recursos com a finalidade de readequar a rede de serviços para atender melhor a população. "A ideia é fazer uma administração compartilhada com gestores da região. Essa parceria com o Governo do Estado vai fortalecer o sistema de saúde e garantir a prestação de um serviço com mais qualidade", pontuou o prefeito.

Ainda de acordo com Ednaldo Lavor, outra ação discutida foi em relação a criação de um Conselho Administrativo para gerenciar a unidade, bem como a construção de leitos de UTI.

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, disse que o trabalho de aperfeiçoar a regionalização da saúde para os municípios da 18ª CRES é muito positivo. Ele explicou que o Hospital Regional de Iguatu é uma unidade polo de gestão municipal com atendimento somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há serviços de urgência e emergência, traumatologia, ginecologia e obstetrícia, neonatologia, clínica médica e pediátrica.

Regionalização

A proposta da secretaria de Saúde do Estado passa pelo fortalecimento da regionalização, na qual Estado e municípios buscam soluções conjuntas para que a assistência prestada na unidade seja mais resolutiva para os moradores de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro.

Nenhum comentário: