quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Estado apoia Ibama no esforço contra mancha de óleo no litoral

O Governo do Ceará entrou na briga para conter a mancha de óleo que chegou ao litoral do Estado. A ação, coordenada pelo Ibama, passará a contar com observações áreas e por terra, que serão realizadas pela Semace, informa a assessoria de imprensa da Semace.

Um sobrevoo será feito nesta quinta-feira de Camocim até Icapuí, com o objetivo de mapear as praias mais atingidas pelo que está sendo chamado de piche pelos banhistas. Os pontos críticos serão fotografados por dois drones pilotados por técnicos da autarquia.

O diagnóstico orientará o Ibama sobre como conter o avanço da mancha para a costa e sobre como remover o resíduo das praias. Técnicos da Semace também percorrerão o litoral, para colher amostras da areia e da água do mar.

Identificar em laboratório a substância contaminante ajuda a entender se o óleo foi derramado de uma embarcação em alto mar ou de um ponto fixo, como plataforma de petróleo, cais ou estaleiro. Auxilia também a identificar onde e há quanto tempo teria ocorrido o crime ambiental.

Os levantamentos iniciais da investigação apontam o que primeiro indício do derramamento foi avistado, em Fortaleza, no dia 5 de setembro. Depois surgiram registros em vários dos 23 municípios litorâneos.

Os demais estados do Nordeste registram o mesmo problema. O Ibama está atuando de forma articulada e com o apoio de informações e pessoal técnico da Marinha e da Petrobras.

Nenhum comentário: