quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Universidade Federal do Cariri rejeita adesão ao Future-se, do Ministério da Educação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) decidiu, nesta terça-feira (27), rejeitar a adesão ao Future-se, projeto do Ministério da Educação (MEC) que prevê maior autonomia às instituições de ensino superior, com mudanças na estrutura administrativa e na gestão orçamentária, criando a possibilidade de captar recursos próprios.

Todos os 31 conselheiros da Universidade Federal do Cariri votaram contra a proposta do Governo Federal.

A sessão ocorreu no auditório Beata Maria do Araújo, no campus de Juazeiro do Norte. Uma consulta realizada em assembleia geral dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFCA já havia sinalizado a recusa ao projeto, no dia 22 de julho.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) também já decidiu por não se integrar ao Future-se. O anúncio foi feito em 14 de agosto.

Future-se
O Future-se é uma iniciativa proposta pelo MEC, cujo objetivo é aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Como essas instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.

Além disso, o Future-se também estimularia que as instituições captassem recursos próprios, que auxiliassem na sua manutenção. O MEC reforça que não se trata de privatizar o ensino público, e sim de criar uma nova forma de financiá-lo. A cobrança de mensalidades em cursos de graduação, mestrado e doutorado está descartada, segundo o governo.

As organizações sociais em questão são entidades privadas, sem fins lucrativos: são obrigadas a investir na própria atividade todo o dinheiro excedente. Devem atuar em áreas relacionadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.

As que poderão participar do Future-se, caso o programa seja aprovado, precisam ser ligadas a ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico ou cultura.

Nenhum comentário: