segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Ceará tem maior queda de mortes violentas intencionais no país entre os anos de 2018 e 2019

O jornal O Globo deste domingo (25) trouxe matéria especial sobre a diminuição da taxa de homicídio em 21 estados e no Distrito Federal entre os anos de 2018 e 2019. O estado que apontou maior redução foi o Ceará.

Segundo o levantamento do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp), nos últimos dois anos, o Ceará figura como o estado que mais reduziu as mortes violentas intencionais no país. Foram 758 registros nos primeiros quatro meses deste ano, diante de 1.412 no mesmo período de 2015 — queda de 46,3%. Em comparação ao primeiro quadrimestre de 2018, a diminuição recente foi de 53,3%.

Ainda segundo a matéria, assim como no cenário nacional, são múltiplas as explicações para a queda. Uma das razões apontadas por especialistas é a acomodação de forças entre as facções criminosas no Ceará, que no começo do ano deixaram de duelar entre si e se uniram contra um inimigo comum, o Estado — armistício que puxou, inclusive, a redução das mortes violentas no Brasil. A outra é o aumento da repressão por parte da polícia, associado a novas tecnologias para sufocar a expansão do crime. Por fim, a destinação de mais recursos para a pasta da Segurança Pública em 2018, quando o tema estava em evidência eleitoral.

Em tempo

O governador Camilo Santana faz festa com queda de 53,3%. Essa redução corresponde a 22,2% da diminuição total do Brasil.

Nenhum comentário: