quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Cândido Albuquerque toma posse nesta quinta-feira em Brasília como reitor da UFC

O professor Cândido Albuquerque tomará posse no cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará no fim da tarde desta quinta-feira, em Brasília. Ele entra no lugar de Henry Campos, depois de ter sido nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro num processo de eleição no qual ficou em terceiro na consulta ao meio universitário e em segundo na escolha do Conselho Universitário.

Cândido Albuquerque assume prometendo pluralidade nas discussões na UFC e uma postura técnica como gestor. Na última terça-feira à noite, houve protestos por parte de servidores, docentes e, principalmente, alunos que se concentraram no encontro da avenida da Universidade com a avenida 13 de Maio, em Fortaleza.

O novo reitor da UFC, que estava como diretor da Faculdade de Direito, tem como vice o professor e médico Glauco Lobo e cumprirá mandato de quatro anos.

Mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC (2009) e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC (2016), Cândido Albuquerque é docente dessa universidade desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na graduação e na pós-graduação. Foi ainda chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de 1998 a 2002 e 2008 a 2011 e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC em 2010 e 2011.

Cândido foi também presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Ceará, no triênio 1995-1997, conselheiro Federal da OAB, eleito para o triênio 2013-2015, além de sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados, sediado em Fortaleza desde 1981, dentre outros cargos.

Nenhum comentário: