sexta-feira, 19 de julho de 2019

Sarto abre curso de formação de agentes públicos em atenção às famílias vítimas de homicídios

Nesta sexta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), abriu o curso de formação para agentes públicos da saúde e assistência social de Fortaleza, com práticas de atenção às famílias vítimas de homicídios. Com ele, o deputado Renato Roseno.

A iniciativa é do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), vinculado à Assembleia, e deverá beneficiar 1.000 servidores que atuam nas áreas de saúde e assistência social no município de Fortaleza.

“A ideia é facilitar, preparar, diagnosticar e evoluir nesse trabalho que tem sido feito pelo Comitê, em parceira com as Secretarias de Direitos Humanos e de Saúde de Fortaleza. Esses são os profissionais de ponta dos territórios com maior índice de violência. São técnicos das unidades básicas de saúde e socioassistenciais. O comitê quer, com essa formação, permitir a sensibilização e compreensão para prevenção e atendimento às vítimas de violência”, expõs o deputado.

Prevenção

A formação tem por objetivo engajar profissionais pela prevenção de assassinatos praticados contra a adolescência. “O comitê é um trabalho liderado pelo deputado Renato Roseno, que há algum tempo vem desempenhando, em parceria com universidades e outras instituições, um trabalho reconhecido internacionalmente”, observa o presidente Sarto.

Além de fornecer um guia de orientações para os participantes, como estratégia de prevenção terciária aos homicídios, o curso vai pôr em prática a recomendação do relatório “Cada Vida Importa”, de 2016, feito a partir de pesquisa do CCPHA. Serão 20 horas/aula, sendo 16 presenciais, divididas em 20 turmas que serão capacitadas até o próximo dia 9 de setembro.

Blog do Eliomar

Nenhum comentário: