sexta-feira, 7 de junho de 2019

Lula, Palocci e Paulo Bernardo são acusados de receber propina da Odebrecht

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht se tornaram réus após a 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília aceitar a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). A acusação é de propina em troca de favores políticos. As informações são do G1.

Lula, Palloci e Paulo Bernardo teriam recebido a propina da construtora Odebrecht em 2010. A acusação indica que a empreiteira prometeu R$ 64 milhões a Lula para ser favorecida em decisões do Governo. De acordo com o MPF, o dinheiro teria sido colocada à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT).

Conforme a acusação, em troca do valor, a Odebrecht teria solicitado interferência política para elevar para R$ 1 bilhão um empréstimo concedido a Angola pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Após a concessão do empréstimo, a construtora foi contratada pelo país africano e captou parte dos valores obtidos junto ao BNDES. A liberação de tal financiamento foi assinada por Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento.

No despacho da decisão judicial, assinada nesta quarta-feira, 5, pelo juiz Vallisney de Oliveira, foi destacado que "a peça acusatória está jurídica e formalmente apta e descritiva". A acusação também contém vídeos, e-mails, planilhas, relatórios policiais e outros documentos entre as provas.

Nenhum comentário: