sábado, 8 de junho de 2019

Eleições 2020 – PSD quer a vice do PDT em Fortaleza

O PSD do Ceará quer expandir, ano que vem, suas raízes em todo o País. É o que afirma o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, que, nessa sexta-feira, no auditório Murilo Aguiar, do Poder Legislativo, participou de encontro da legenda com militantes, tendo a presença de lideranças pedetistas como o senador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Segundo Kassab, a orientação da executiva nacional é, inclusive, pela postulação em capitais do País, cidades acima de 100 mil eleitores e que tenham geração de sinal de televisão. O ex-ministro destaca a existência de exceções em algumas cidades. Fortaleza é um caso. PSD faz parte da base de Roberto Cláudio (PDT). Nesse caso, no intuito de ganhar gordura política, a sigla pode pleitear a candidatura à vice-prefeitura na chapa governista.

Domingos Neto diz ser natural a intenção, já que o partido é um dos que forma a aliança de Roberto Cláudio. “Natural que os partidos pleiteiem de acordo com seu tamanho”.

Em agosto, quando o conselheiro em disponibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Filho, puder se aposentar, Neto afirma que a intenção é de que ele assuma o comando do partido. Assim, diz, terá mais tempo para “ajudar em Brasília” e o pai “terá mais tempo para articular aqui no Estado.”

Vice-governador do Ceará entre 2011 e 2014, Domingos Filho diz que, por ele, Neto seguiria à frente do partido, já que tem disposição. Ele assume, entretanto, que a tarefa tende a ser assumida por ele. “Eu, governador Cid, governador Camilo, o prefeito Roberto Cláudio, temos conversado bem.”

O senador Cid Gomes, questionado sobre o assunto, disse que quer ter o partido por perto, mas falou ser cedo para adiantar em que posição. O pedetista descartou eventual candidatura ao Paço Municipal. “A possibilidade de eu disputar a Prefeitura de Fortaleza ou de qualquer outro município, mesmo incluindo aí Sobral, é zero.”

Em 2016, o PSD elegeu 539 prefeitos, sendo o 3º partido com mais prefeituras, ficando atrás apenas de MDB e PSDB. A sigla conta ainda com 36 deputados e nove senadores.

OPovo

Nenhum comentário: