TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ceará atinge mais de 90% de vacinação contra a gripe ao grupo prioritário

O Ceará ultrapassou nesta quarta-feira (12) a marca de 90% do público prioritário vacinado na campanha contra a gripe. Até as 16h, um total de 2.311.639 de pessoas recebeu a imunização em todo o estado.

A campanha continua até esta sexta-feira (14), nos postos de saúde dos 184 municípios cearenses, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Portanto, aqueles que fazem parte do público alvo ainda pode procurar receber a proteção contra os vírus. "Os grupos prioritários para receber vacina são os que tem maior risco de doença mais grave ou maior risco de transmitir para pessoas vulneráveis, segundo dados epidemiológicos", reforça a médica infectologista do Hospital São José, Mariana Moura Fé.

As faixas da população que incluem os grupos a quem a vacina é destinada são as crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Segundo o o infectologista pediátrico Robério Leite, do Hospital São José, a vacina contra a gripe não oferece risco de contrair a doença, já que é feita de fragmentos de vírus mortos. "Se fosse uma vacina de vírus vivos atenuados, isso seria possível, mas não é o caso".

Nenhum comentário: