quinta-feira, 30 de maio de 2019

Sistema meteorológico pode ocasionar chuvas na faixa litorânea do Ceará nesta quinta-feira

A proximidade de um sistema meteorológico pode ocasionar precipitações principalmente na faixa litorânea do Ceará, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com a Funceme, o Ceará deverá sofrer influência de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) nesta quinta-feira (30). O cenário previsto poderá trazer chuvas para a faixa litorânea.

Segundo análise das condições de tempo realizada na manhã desta quarta pela Funceme, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe. Nas demais regiões, a cobertura de nuvens também será variada, mas sem expectativa de precipitações.

A ação do DOL sobre o Nordeste e, consequentemente sobre o estado, deverá trazer chuvas mais expressivas para as áreas mais próximas do litoral. Tal tendência, inclusive, foi repassada para as defesas civis Estadual e Municipal por meio de aviso meteorológico.

Fenômeno "Ondas de Leste"
Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), também chamados de Ondas de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

Nenhum comentário: