terça-feira, 28 de maio de 2019

Governo decide que reajuste de servidores do Estado será igual à inflação; categorias pedem 20%

Representantes dos servidores do Estado têm reunião marcada com o Governo na manhã desta quinta-feira, 30. A campanha salarial é o principal ponto do encontro. Nesta segunda-feira, 27, o titular do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, anunciou que não haverá ganho real. Ou seja, o reajuste se limitará à inflação de 3,75% conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Representantes de diversas categorias pedem 20,64% de reajuste, baseado em cálculo de defasagem dos proventos em relação ao IPCA de 2016 a 2018. Se considerado o acumulado desde 1999, a desvalorização chegaria a 85%.

“Vamos à luta esperando conquistar algo. A notícia (de que o reajuste acompanharia apenas a inflação) foi surpresa. O secretário Mauro Filho falava que a economia do Estado andava bem. Do dia para a noite, ele fala em ‘luz amarela’ (‘na manutenção da capacidade de investimento do Estado’). Após a negociação na reunião vamos deliberar com a base”, resume Rita Gomes, coordenadora jurídica do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec).

Nenhum comentário: