segunda-feira, 6 de maio de 2019

Dia D de vacinação contra gripe em Iguatu tem adesão dos moradores

Neste sábado, 4 de maio, a Secretaria de Saúde de Iguatu realizou Dia D da campanha nacional de imunização contra a influenza. As 31 unidades básicas de saúde funcionaram das 8 às 17 horas para atender os grupos prioritários.

Para motivar os moradores a participar da vacinação, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam a visita dos personagens ‘Zé Gotinha’ e ‘Vitamina A’. A movimentação foi intensa nos postos da cidade e das áreas rurais.

A campanha prossegue até o próximo dia 31 e devem se vacinar contra a gripe pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós parto, 45 dias, pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais de saúde, profissionais da força de segurança e salvamento.

O esforço da equipe de Saúde de Iguatu é atender a meta de imunização a partir de divulgação da campanha e conscientização dos moradores.
Iguatu tem uma população a ser vacinada – segundo o grupo prioritário – de 28.617. Até o momento já foram imunizados 14.500 pessoas, ou seja, cerca de 52,6% já foram imunizados.

Somente o grupo de idosos é de 12516 pessoas.

Fideralina Albuquerque, enfermeira, coordenadora da Atenção Básica, em Iguatu, frisou que a mobilização vai ser intensificada nos próximos dias para o município atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Está havendo em todo o Brasil uma baixa adesão à campanha de imunização. “Pelo mito propagado entre os idosos de que a vacina mata, a adesão desse grupo é sempre mai difícil e requer muitos esforços para que alcancemos a meta, já que é grupo que requer maior número de doses aplicadas”, pontuou Fideralina Albuquerque.

Técnicos da Secretaria de Saúde de Iguatu visitam casas para vacinar idosos e acamados. “A vacinação domiciliar é uma estratégia que usamos para ampliar o número de doses aplicadas”, frisou Fideralina Albuquerque.

Diário Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: