domingo, 21 de abril de 2019

Secretaria de Saúde de Mombaça (CE) realiza 7ª Conferencia Municipal de Saúde

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria de Saúde realizou recentemente, a VII Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, consolidação e financiamento do SUS”. 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé e área interna
O evento aconteceu no auditório do Hotel Premium e teve como objetivo principal, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano.

Recepcionando os conferencistas esteve a banda municipal de música Professor Francisco de Assis Soares. Após a composição da mesa foi realizada uma apresentação artística pelos alunos da APAE.
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Estiveram presentes o prefeito Ecildo Filho; a primeira-dama Jakelini Braga Evangelista; secretária da Saúde, Dra. Norma Marques; presidente do Legislativo Beto Vieiram vereadores Josielma Pinheiro, Elidiana Carvalho e Valério Sá; secretário do Meio Ambiente, Natanael Marques; articulador do Selo Unicef e do PPAC, Ney Werbson; presidente do Conselho Municipal da Saúde, Dr. Vauíres Avelino; presidente dos ACS´s, Lurdinha Torres; presidente da Associação dos ACE´s, Wilker Nunes; profissionais da Saúde; presidente do Lions Clube Mombaça Centro, Rivanda Carvalho; adolescentes do NUCA e representantes das igrejas.
A imagem pode conter: 1 pessoa
No uso de sua palavra, o prefeito Ecildo Filho fez uma grande explanação sobre a realidade financeira e sub-financiamento do SUS.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Para facilitar os trabalhos de grupo foi ministrada uma palestra pelo Secretário de Saúde de Quixelô e vice- presidente do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Dr. Rilson Andrade.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
Os grupos foram divididos em quatro eixos temáticos, que após o debate, os representantes de cada um deles apresentaram suas propostas que foram todas aprovadas pelos presentes. Os eixos trabalhados foram os seguintes:

Eixo 1: Saúde como direito;
Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS
Eixo 4: Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.

Antes de finalizar o evento, foi realizada a eleição e composição do Conselho Municipal de Saúde, além da escola de 4 representantes do município para a VIII Conferência Estadual de Saúde, sendo eles:

* Maria de Lourdes Torres
* Maria Eduarda (NUCA)
* João Marques Amorim
* Francilene Pereira.

Foi servido um coquetel para todos os presentes, concluindo a conferência com grande êxito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mombaça

Nenhum comentário: