quarta-feira, 3 de abril de 2019

Projeto de lei eleva Ceará Atleta à categoria de política pública estadual; 4 mil vagas são ofertadas

O apoio ao esporte cearense ganhará reforço com a elevação do programa Ceará Atleta, que oferta bolsas aos talentos do Estado, ao caráter de política pública. O governador Camilo Santana anunciou, durante bate-papo com a população, em suas redes sociais, na tarde desta terça-feira (2), o envio de projeto para a Assembleia Legislativa, na segunda-feira (1), que garante a inclusão do programa como lei estadual. Com isso, o Ceará Atleta contará com orçamento garantido e continuidade das ações.

Serão 4 mil bolsas apenas para 2019, com investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. A novidade é a ampliação das vagas também para os atletas paraolímpicos, entre 15% e 20% do total. “Nós praticamente quadruplicamos o número de bolsas do programa anterior. É um estímulo que faz grande diferença na preparação destes jovens, apoia, protege as pessoas e gera oportunidades”, destacou. Camilo lembrou que, em 2018, o programa chegou a ser interrompido durante o período eleitoral; algo que não poderá acontecer a partir do momento em que virar lei. “Agora vamos garantir que este projeto seja um programa de Estado, não de Governo, que seja uma política pública com orçamento garantido e evitando suspensões”.

O Ceará Atleta é um programa da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) que teve inscrições realizadas até fevereiro deste ano. Agora, o processo está na fase de seleção dos atletas. A lei prevê três tipos de auxílios financeiros. O bolsa esporte (para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social), o bolsa atleta (para atletas e paratletas que já apresentam performance em sua modalidade) e o bolsa monitoramento (para estudantes de graduação de Educação Física e Gestão do Desporto e Lazer). Os valores de cada nível de desempenho e o período de duração do auxílio serão fixados por ato do Poder Executivo, com base em estudos técnicos.

Ainda na área esportiva, o governador revelou ter realizado reunião com a Sejuv em que autorizou que, para além das entregas das areninhas para todos os municípios cearenses, os equipamentos tenham ainda monitores e materiais esportivos custeados pelo tesouro estadual. “A ideia não é só construir as areninhas, mas ter condições de despertar os talentos”, asseverou.

Nenhum comentário: