terça-feira, 23 de abril de 2019

Municípios do Litoral Oeste do Ceará registram as maiores chuvas

O município de Itarema, no Litoral Oeste do Ceará, registrou o maior volume de chuvas do estado entre 7h de segunda-feira (22) e 7h desta terça-feira (23). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade teve precipitação de 40,4 mm, seguida de Barroquinha, com 36,2 mm. Em Fortaleza, foram registrados 22,6 mm de precipitação no Posto da Água Fria.

No balanço parcial referente às chuvas do intervalo entre segunda e terça, há registros, até este momento, em, pelo menos, 50 municípios. Balanço feito até as 9h40.

A Funceme indica, na previsão do tempo para esta terça-feira (23), nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, Ibiapaba e também no Maciço de Baturité. Nas demais macrorregiões, as condições de tempo apontam para possibilidade de chuva.

Influência da Zona de Convergência
Em análise realizada na tarde desta segunda (22), os meteorologistas da Funceme apontaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é a banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, segue próximo ao norte da região Nordeste. Tal situação vem favorecendo às chuvas em todo o estado, porém, beneficiando mais a porção norte.

No atual cenário indicado para terça, a cobertura de nuvens segue variada. Além disso, naquelas áreas sob previsão de eventos de chuva, as precipitações se darão em mais de 50% do território sem, obrigatoriamente, atingir todos os municípios. Já nas macrorregiões com possibilidade, as chuvas deverão cair em apenas 5% a 20%.

Na manhã desta terça, a Funceme realizará uma nova análise das condições atmosféricas para indicar, se necessário, mudanças na previsão divulgada nesta segunda.

Nenhum comentário: