segunda-feira, 8 de abril de 2019

Bolsonaro anuncia demissão de Vélez e confirma Weintraub para comandar MEC

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Ricardo Vélez Rodriguez foi exonerado do cargo de ministro da Educação após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pela manhã. O anúncio foi feito por Bolsonaro em sua conta no Twitter.

O presidente ainda divulgou que Abraham Weintraub, que integrou o governo de transição, é o novo ministro da pasta.

"Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados", postou o pesselista.Informações e privacidade no Twitter Ads

Com o anúncio, Bolsonaro troca o seu segundo ministro em pouco mais de três meses no cargo. Gustavo Bebianno (PSL) deixou a Secretaria Geral de Governo e deu lugar ao general Floriano Peixoto.

O colombiano, naturalizado brasileiro, vinha sofrendo críticas pela maneira como vinha conduzindo a pasta, em meio a disputas políticas internas, e por protagonizar medidas polêmicas junto à opinião pública, como a gravação de crianças cantando o hino nacional em escolas com o posterior envio dos filmes ao governo federal.

Segundo o Planalto, Vélez foi ao encontro de Bolsonaro no Palácio do Planalto por volta das 10h. Vindo da direção da garagem privativa, seu carro foi estacionado na frente da sede do MEC às 11h e já sem a placa oficial designada aos titulares de pastas na Esplanada dos Ministérios.

Desde a semana passada, Bolsonaro afirmava que conversaria com Vélez hoje com a possiblidade de exonerá-lo. "Está bastante claro que não está dando certo. Ele é bacana e honesto, mas está faltando gestão, que é coisa importantíssima", chegou a declarar.

Inicialmente, Vélez teria como agenda "despachos internos" ao longo do dia, mas não chegou a ir ao MEC às 9h, horário previsto para começar a trabalhar. A assessoria informou ao UOL que o ex-ministro estava em "agenda privada".

Segundo ministro a ser exonerado antes dos 100 dias de governo
Vélez é o segundo ministro a ser exonerado antes dos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro, a sere, completados na próxima quarta-feira (10). O primeiro foi o ex-chefe da Secretaria-Geral da Presidência e um dos principais articuladores da campanha eleitoral do atual presidente, Gustavo Bebbianno (PSL).

Bebianno foi exonerado em 19 de fevereiro após divergências políticas com Jair Bolsonaro e sofrer ataques nas redes sociais de um dos filhos do presidente, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC).

Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados.

Uol

Nenhum comentário: