sábado, 20 de abril de 2019

3,3 na Escala Richter – Abalos sísmicos ocorrem no sertão do Ceará há um mês

Tremor de terra foi sentido nos municípios de Boa Viagem, Quixeramobim e Madalena. O abalo atingiu a magnitude 3,3 na Escala Richter, de acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e ocorreu por volta de 23h30min da última quinta-feira, 18. Não houve feridos ou grandes danos estruturais.

De acordo com o chefe do núcleo de Sismologia da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão, os tremores ocorrem nos municípios há um mês. O primeiro foi registrado no dia 17 de março. Ele descreve o fenômeno como “atividade sísmica”, e diz que é comum no Ceará. O abalo sentido nessa quinta-feira teve a maior magnitude desta atividade na região.

Alguns moradores relatam terem ouvido um forte estrondo no momento do abalo. A moradora de Boa Viagem Tatiane Sousa lembra de ter visto as telhas da casa se movimentarem. “Durou pouco, mas ouvimos um estouro muito forte”, conta.

O fenômeno não tem tempo de duração previsto. Em 1989, uma outra atividade causou abalos sísmicos frequentes no município de Palhano durante o período de três anos, de acordo com Brandão. Caso semelhante ocorreu em 2008, na serra da Meruoca, que registrou tremores por quatro anos. Ao todo, 52 dos 184 municípios do Estado já registram abalos sísmicos.

Numa situação de tremor de terra, a Defesa Civil recomenda que a pessoa tente não agir em pânico. Se estiver dentro de casa, o ideal é que se retire de maneira ordenada, sem correria. Para pessoas que moram em locais com recorrência de tremores, o ideal é construir uma casa cujo espaçamento entre ripas seja igual ou inferior a 25 centímetros (cm), para que as telhas fiquem firmes.

Escala Ritcher

Desenvolvida em 1935 pelo sismólogo Charles Francis Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Ritcher representa a energia sísmica liberada durante um terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala.

Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.

Nenhum comentário: