quarta-feira, 20 de março de 2019

TCE lança nova ferramenta de pesquisa e busca de informações

O Tribunal de Contas do Ceará disponibiliza, a partir desta quarta-feira, uma nova ferramenta de pesquisa e busca de informações: Contexto. O lançamento oficial ocorreu na sede do órgão, com a presença do presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, e exposição a cargo do secretário de Tecnologia da Informação, Alexsandre Fonseca.

O presidente Edilberto Pontes classificou como “fundamental” a criação e disponibilização do Contexto e acrescentou: “É um passo decisivo que atende a um anseio de parte da sociedade, jurisdicionados e de todos que, de alguma forma, são impactados pelo controle externo, permitindo, com mais facilidade, o acompanhamento de decisões do Tribunal, de maneira moderna, precisa e utilizando um sistema de busca muito eficiente”.

Funcionalidade

Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), através da Diretoria de Informação e Inovação, o Contexto é equiparado com o mesmo tipo de mecanismo utilizado no site Google, viabilizando a possibilidade de refinar a pesquisa por filtros precisos conforme os aspectos determinados, bem como visualizar e baixar os arquivos pesquisados. Documentos classificados como sigilosos não estarão disponíveis.

A iniciativa surgiu para atender a demanda de melhoria na busca de conteúdos processuais obtidos, anteriormente, através das opções de Pesquisa Textual e a Consulta Palavra Chave por Documento existentes no SAP. Superar limitações como, por exemplo, a obtenção de resultados parciais de busca e a exigência de cadastro prévio obrigatório de informações, sem o qual o documento não é encontrado, foram outros objetivos do novo sistema para corresponder às expectativas dos usuários.

Nenhum comentário: