terça-feira, 5 de março de 2019

Previsão do tempo indica pancadas de chuva no litoral cearense na terça-feira de Carnaval

A terça-feira de Carnaval, 5, terá pancadas de chuvas na região litorânea do Ceará. Conforme dados fornecidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações devem atingir também as regiões da Ibiapaba e do Jaguaribe.

Satélites meteorológicos mostram nuvens sobre grande parte do Ceará. Elas estão associadas a movimentações de massas de ar em níveis mais altos da atmosfera na Bahia. As precipitações também são resultado do encontro de ventos dos hemisférios norte e sul na faixa equatorial. O fenômeno é o principal responsável pelas chuvas durante o período da quadra chuvosa (fevereiro a maio).

Conforme o portal Climatempo, o dia terá céu nublado nos momentos em que não haja precipitação. A temperatura máxima prevista é de 29 °C e a mínima de 23 °C. Os ventos atingem até 12 km/h. O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos também emitiu alerta de perigo potencial para o Ceará.

Há baixo risco de alagamentos e de pequenos deslizamentos. Os avisos de precaução são emitidos para quaisquer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O alerta vale até as 7 horas desta terça-feira.

Chuvas no Carnaval

Ao longo do fim de semana, chuvas foram registradas em todas as regiões do Estado. No último domingo, 3, a maior precipitação foi registrada no município de Granja, a 320 quilômetros de Fortaleza, com 78 milímetros (mm). Já no sábado, 2, a maior precipitação foi em Jijoca de Jericoacoara, com registro de 121,1 mm.

Nenhum comentário: