quinta-feira, 14 de março de 2019

Índice de evasão escolar no Ceará atinge menor patamar da história

Com taxa de evasão escolar em 5% no ensino médio, o Ceará atinge o menor índice da história do Estado de acordo com dados do Sistema Integrado de Gestão Escolar. Os números de 2018 foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Governo do Estado. A reportagem é de Jackson de Moura, da Tribuna BandNews FM.

A taxa cai continuamente desde 2007, quando o abandono escolar chegava a 16,4%. A exceção foi 2016, quando o indicador permaneceu igual ao de 2015, 8,9%.

Para o doutor em Linguística e professor do Centro Universitário Unifanor Wyden, Halysson Dantas, vários fatores geram a evasão escolar, desde questões socioeconômicas até dificuldade de aprendizagem. Ele destaca alguns programas desenvolvidos que monitoram frequências e recuperam a presença de estudantes no ambiente escolar em caso de abandono.

“Há um desenvolvimento de programas para buscar esse aluno, como os programas ‘Busca Ativa’, ‘Nenhum Aluno Fora da Escola’, em que se faz um acompanhamento da frequência diária do aluno. E quando o aluno passa mais de três dias sem frequentar as aulas, já se busca saber o motivo dessa ausência, entra em contato com a família”, ressalta Halysson.

A escola de ensino médio César Cals, que fica no Centro de Fortaleza, é uma das instituições de ensino com a menor taxa de evasão escolar do Estado, de 0,2%.

O diretor da instituição, Elizeu Paiva, afirma que alguns fatores como o acompanhamento direto e proximidade da gestão escolar com a família contribuíram para o resultado.

“O nosso foco é com a pontualidade e com a frequência diária. Registramos todas as faltas de aluno e, imediatamente, nos comunicamos com a família. Quando os meninos faltam, quando chegam atrasados… Outro projeto é o Diretor de Turma. Em todas as nossas turmas há um professor que acompanha a turma, tem um contato aproximado com a família. Ele tem quatro aulas por semana para ser o ‘pastor do rebanho’.

Nenhum comentário: