segunda-feira, 25 de março de 2019

Iguatu registra maior chuva do dia: 156mm na localidade de Quixoá

As regiões Centro-Sul e Sul (Cariri) do Ceará foram beneficiadas por intensas chuvas na madrugada desta segunda-feira, 25. Em Iguatu foi registrada a maior chuva do dia. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou chuva de 156mm, na localidade de Quixoá; Barro Alto (113mm); sede urbana de Iguatu (89mm);

Em Missão Velha choveu (95mm); Paracuru (73mm); Baixio (67mm) e Umari (66mm).

As águas que descem no Rio Cariús, oriundas da região do Cariri, já chegaram ao Rio Jaguaribe em Iguatu para alegria dos agricultores. “É a primeira cheia do ano e vai favorecer o nível do lençol freático, dos poços que estavam secando”, disse o produtor de banana, Carlos Queiroz. “Agora pela manhã tive que tirar um motor-bomba que estava em um poço na margem do rio e poderia ser inundado”.

Na localidade de Barro Alto, os produtores rurais comemoram a chegada da água pelo Rio Jaguaribe. “Está vindo do Cariús e vai melhorar a recarga dos poços”, vibrou o líder comunitário, Nelho Bezerra. Na localidade, pluviômetros particulares chegaram a registrar chuva variando entre 100mm e 130mm.

No sábado, 23, Iguatu registrou no posto da Ematerce, no bairro Esplanada, 109mm.

A Funceme registrou na cidade de Iguatu (89mm); no sítio Baú (64mm). Pluviômetros particulares observaram no sítio Queimadas (120mm); Lagoa de Iguatu (100mm). Já em outras localidades os registros foram reduzidos em torno de 20mm, mostrando que há uma grande variação pluviométrica espacial.

Segundo a Funceme, em Cariús em São Sebastião choveu (35mm); em Cedro, na Várzea da Conceição (13mm); Lavras da Mangabeira (44mm); Ipaumirim (52mm); Icó (10mm); Orós, Palestina (42mm); Várzea Alegre, Riacho Verde (35mm); Jucás (33mm);

Honório Barbosa/Diário do Nordeste

Nenhum comentário: