quarta-feira, 27 de março de 2019

Festa das Árvores é realizada no Município de Mombaça

A Secretaria de Meio Ambiente do município de Mombaça realizou, no período de 18 a 23 de março, Festa Anual das Árvores, com diversas atividades, principalmente nas escolas com a participação de alunos, professores e equipes gestoras das instituições de ensino.

Sempre acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Natanael Marques, o Multiplicador Ambiental, Rafael Ângelo, esteve na coordenação de diversas ações, entre as quais, replantio nos colégios, palestra com alunos, distribuição de mudas de plantas nativas, campanha de logística reversa (coleta de pilhas, bateria de celular, eletro/eletrônico-linha verde) e entrevista em emissora de rádio.

Na Escola Estadual Educação Profissional Professor Plácido Aderaldo Castelo (Escola Agrícola) com a participação do secretário de Agricultura, Danúbio Alencar, foi ministrada palestra para os alunos do 1º ano, com o tema compostagem (processo de transformação de resídio orgânico em adubo).

O evento conta com parceria do município com o Governo do Estado, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas. Serão realizadas diversas ações em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta e para o bem-estar dos cidadãos.

Este ano o Governo do Estado, através da Secretaria de Maio Ambiente (SEMA) direcionará todos seus projetos para o fomento da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no estado. Assim, buscando a convergência entre a Festa Anual das Árvores e a política da SEMA, o tema a ser trabalhado na campanha será a compostagem.

A Lei N.º 16.032/16, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos no âmbito do Estado do Ceará, determina que os municípios implantem sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articulem com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido.

Participam da campanha 117 municípios, além das Unidades de Conservação Estaduais. Eles realizarão diversas atividades de educação ambiental, como oficinas, palestras, seminários, apresentações artístico-culturais, visitas a viveiros de mudas, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, distribuição e plantio de mudas nativas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

Nenhum comentário: