quinta-feira, 21 de março de 2019

Conselho Universitário da UFC aprova processo de consulta e elaboração de lista tríplice para reitor

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará deliberou e aprovou, nessa quarta-feira, resolução que estabelece as normas do processo de consulta à comunidade universitária tendo em vista a elaboração da lista tríplice para escolha do reitor da Instituição. A informação é da assessoria de imprensa da UFC.

Pela resolução aprovada – a íntegra do documento será publicada nos próximos dias pela Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC, a inscrição das candidaturas será feita no dia 2 de abril. Já a consulta à comunidade universitária, em todos os campi da Instituição, ocorrerá no dia 8 de maio.

Já a lista tríplice será elaborada pelos integrantes do Conselho Universitário reunião marcada para o dia 20 de maio. De acordo com a resolução aprovada, a votação dos conselheiros é secreta e uninominal, devendo a lista ser composta com os três primeiros nomes mais votados pelo colegiado em escrutínio único.

Após essa etapa, a lista segue para o Ministério da Educação (MEC). Ao presidente da República caberá a nomeação do reitor da UFC para o mandato 2019-2023.

Comissão eleitoral

Ficou acertado o nome o professor Haroldo César Pinheiro Beltrão, docente titular da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), como presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC). Essa comissão deverá elaborar normas complementares, a serem divulgadas posteriormente, para operacionalizar as diretrizes e dar exequibilidade às normas fixadas pelo Conselho Universitário.

Haverá, ainda, em cada um dos campi da UFC – Benfica, Pici, Porangabuçu, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús – uma Comissão Eleitoral Setorial (CES), subordinada à CEC. Os presidentes das comissões setoriais são: Roberto Sérgio do Nascimento, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC (Benfica); Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, do Centro de Tecnologia (Pici); Carlos Couto de Castelo Branco, da FFOE (Porangabuçu); João Guilherme Matias (Sobral); Aliny Abreu de Sousa Monteiro (Russas); João Ferreira de Lavor (Quixadá); e Lívio Antônio Melo Freire (Crateús).

Blog do Eliomar

Nenhum comentário: