segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

TRE inicia biometria obrigatória em Acopiara e Catarina, no interior do Ceará

O cadastro biométrico obrigatório foi iniciado nos municípios de Acopiara e Catarina. O TRE-CE diz que em Acopiara, dos 38.043 eleitores, 18.852 fizeram a biometria, valor equivalente a 49,55% do total.

Já em Catarina, foram biometrizados 1.425 dos 8.926 eleitores. O número corresponde a 15,96% do eleitorado do município.

Em 2020, eleitores escolherão prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), dos 184 municípios cearenses, a meta é que 55 cidades tenham 100% do eleitorado com situação regularizada até o final deste ano.

Ainda de acordo com a corte, 1.784.981 eleitores já realizaram o recadastramento.

 É necessário que se apresente documento com foto e comprovante de residência atualizado. O procedimento consiste na coleta de fotos e impressão digital. Atendimentos podem ser agendados tanto pelo telefone 148 como pelo site do TRE-CE.

Lorena Belo aconselha o eleitor a não deixar para última hora. Ao se aproximar do prazo final, dia 30 de agosto, diz ela, "a tendência é que o atendimento fique congestionado".

"O eleitor que não obedecer (a obrigação do cadastro) terá o título de eleitor cancelado. A primeira repercussão desse cancelamento é não poder votar", diz a coordenadora.

Acrescenta ainda, por exemplo, impossibilidade de emissão de passaporte, a proibição de empréstimos em instituições bancárias e matrícula na rede pública de ensino.

Nenhum comentário: