segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Deputado Irapuan Pinheiro (CE) participa de capacitação

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
O NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) de Deputado Irapuan Pinheiro (CE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde participou na última sexta-feira (8) de uma capacitação com o tema: Prevenção da Gravidez não Planejada na Adolescência, referente ao Desafio 7 – Promover o Direito à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Essas ações vão de encontro com a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A enfermeira Fernanda, do PSF da Sede foi a palestrante.

A adolescência é definida pela mudança de diversas características psicológicas, corporais e de idade, correspondendo ao período dos 10 aos 19 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nesta fase, a sexualidade está em transformação. 
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas
O adolescente começa a enxergar seu corpo de modo diferente, os desejos sexuais afloram distintamente em meninos e meninas. Nesse contexto, a gravidez é um momento singular na adolescência e possui diversas fases para sua concretização. 

Diante disso, este trabalho propõe atuar na redução de casos de gravidez não planejada na população jovem dentro da área adscrita da unidade básica de saúde que trabalhamos. 

Realizando ações que diminuam a vulnerabilidade de adolescentes, trazendo reflexões sobre suas vidas sexuais, através de educação em saúde, com ações de palestras, rodas de conversas e oficinas. Foi estabelecido como objetivo intervir de forma educativa na comunidade a fim de diminuir casos de gravidez não planejada em adolescentes.

Matéria: Laecio Brito

Nenhum comentário: