terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Moradores de Icó, no Ceará, fecham rodovia em protesto contra rachaduras em açude

Açude Lima Campos, em Icó, apresenta várias rachaduras e buracos — Foto: Arquivo pessoal
Os moradores do distrito de Lima Campos, no município de Icó, na Região Centro-Sul do Estado, realizaram nesta terça-feira (12) um protesto contra os problemas estruturais do Açude Lima Campos. O protesto interditou o trecho da CE-282 que liga a comunidade aos municípios de Iguatu e Orós. O ato foi confirmado pela Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE).

Segundo relatos de moradores, o açude apresenta sérios problemas estruturais, com muitos buracos em várias partes da construção e matagal. Outra reclamação é que o açude não entrou no Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) que contempla 31 reservatórios cearenses.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, a estimativa é de que são necessários cerca de R$ 17 milhões para recuperação do Açude Lima Campos.

A barragem Lima Campos, no Ceará, faz parte de um conjunto de 23 estruturas priorizadas pelo Governo Federal porque receberão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

G1CE

Nenhum comentário: