quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Seguro DPVAT fica até 79% mais barato, mas não existe desconto para pagamento antecipado

O valor do seguro obrigatório para Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) está até 79% mais barato em 2019, mas não é verdade que o valor seria um desconto válido apenas para quem efetuar o pagamento até esta quarta-feira, 2. É falsa a informação veiculada pelo WhatsApp segundo a qual o valor ficaria maior se o pagamento fosse feito a partir desta quinta-feira, 3. Não há desconto para pagamento antecipado.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-ce), o DPVAT é pago conforme o calendário do licenciamento, definido pela placa do veículo. O licenciamento de carros com a placa de final 1 vence no dia 10 de março; a placa de final 2, no dia 10 de abril, e assim sucessivamente no dia 10 de cada mês, até a placa de final 0, que vence em 10 de dezembro.

Para 2019, o valor do seguro obrigatório foi fixado em R$ 16,21 para automóveis e camionetas particulares. Em 2018, o valor para carros da mesma categoria era de R$ 45,72. A redução ocorreu após auditoria nas contas de seguradora Líder, que constatou que a arrecadação era mais que suficiente para cobrir os seguros pagos.

O Ministério da Fazenda (MF) é o órgão responsável por fiscalizar as empresas seguradoras. O seguro DPVAT é válido por 12 meses. O licenciamento do veículo é diferente em cada estado, em prazo definido por cada Detran.

A Seguradora Líder alerta que o site da companhia é totalmente seguro e orienta aos proprietários dos veículos que não cliquem diretamente em mensagens disseminadas em grupos de WhatsApp.

O POVO Online

Nenhum comentário: