quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O conflito do Ceará será um laboratório para o país

O clima de instabilidade em Fortaleza ainda vai durar algum tempo. O termômetro são os ataques que não cessam e intranquilizam, principalmente, o cotidiano da Capital e parte do interior do Ceará.

A estratégia difusa de atentados e a capilaridade usada com o arrebanhamento de pessoas no meio das comunidades, onde o Estado é menos, desafiam a inteligência policial e o emprego ostensivo das forças de segurança.

No ponto que chegou, não se pode pensar em um recuo do governo. Fortaleceria ainda mais o crime dentro e fora das penitenciárias. Mas os riscos daqui para frente tendem a aumentar para sufocar o levante das facções.

Até aqui, a letalidade divulgada para oito dias de conflitos é considerada baixa. São três criminosos mortos em confrontos e um policial baleado.

Como os atentados não cessaram com o endurecimento contra líderes nos presídios e a ostensividade nas ruas, a linha de enfrentamento, naturalmente, tende a se asseverar. O conflito do Ceará poderá ser um laboratório, para o bem ou para o mal, ao resto do Brasil.

O POVO

Nenhum comentário: