TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

domingo, 27 de janeiro de 2019

Jaguaribara tem maior chuva do Ceará entre sábado (26) e domingo (27)

Balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã deste domingo (27), apontou que entre o início de sábado (26) e este domingo, o município de Jaguaribara registrou os maiores números de chuva no Estado: foram 54,6 mm.

Ainda segundo a Funceme as precipitações aconteceram em pelo menos 24 municípios. A segunda maior chuva foi em Boa Viagem com 31,0 milímetros. Foram registradas precipitações nas cidades de Iracema (29,0 milímetros); Morada Nova (16,0 milímetros) e Crateús (15,0milímetros).

Redução das chuvas
Após um início de mês chuvoso, a redução das chuvas tem se dado, principalmente, pela atuação da Oscilação 30-60 dias, que se apresenta como um distúrbio atmosférico se deslocando de oeste para leste, na região tropical e em torno do globo, num período entre 30 e 60 dias. Esta oscilação tem uma fase convectiva (com chuvas), e outra de supressão de precipitação.

“Ele é um sistema intrasazonal que, mesmo durante a estação chuvosa, pode interferir de forma negativa, impedindo a formação de chuvas mais intensas”, explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

Nenhum comentário: