quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Governo Federal reconhece situação de emergência em Cedro, Icó, Cariús e mais 20 municípios cearenses

O reconhecimento de situação de emergência por causa da estiagem prolongada no sertão cearense pelo Ministério do Desenvolvimento Regional permitirá que as prefeituras solicitem apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população atingida. A portaria tem vigência de 180 dias. A publicação leva em consideração o Decreto nº 32.896 do Governo do Estado do Ceará, de 12 de dezembro de 2019.

O decreto federal impacta na ampliação de serviços para as comunidades nos períodos de estiagem. “É importante o reconhecimento desta situação de emergência. Precisamos do auxílio dos entes na melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Dr. Nilson Diniz.

Neste mês de janeiro, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 22 cidades, incluindo o município de Cedro, considerando que a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas, que vêm ocorrendo desde 2012, comprometem o armazenamento de água e causam sérios problemas ao abastecimento para o consumo humano e animal, reduzindo o padrão de qualidade de vida da população.

Ao todo, 22 municípios tiveram reconhecida a precariedade no estado: Aracati, Assaré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Catarina, Crateús, Icó, Irauçuba, Jaguaribara, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Madalena, Palmácia, Paramoti, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Tarrafas. Tejuçuoca e Umari.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: