quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Globo não renova contrato com José Mayer, após 35 anos na casa

A TV Globo não renovou o contrato com o ator José Mayer, que venceu no último mês de dezembro. É o fim de uma parceria de 35 anos, de um dos principais nomes do elenco da emissora. José Mayer foi acusado de assediar sexualmente a figurinista Sussllem Tonani no início de 2017.

O último trabalho de Mayer na emissora foi na novela A Lei do Amor, na qual interpretou o vilão Tião. A novela foi ao ar até março de 2017.

A informação do desligamento de José Mayer foi confirmada pela Globo por meio de nota. "Depois de mais de 35 anos de uma trajetória iniciada na novela 'Guerra dos Sexos', em 1983, com participação em mais de 40 obras, entre novelas, séries, minisséries e especiais, a Globo e o ator José Mayer informam o fim da parceria, de comum acordo, no final de 2018".

Denúncia

A denúncia contra Mayer foi feita por Susslem em fevereiro de 2017. Durante as gravações da novela A Lei do Amor, José Mayer teria colocado a mão esquerda na genitália da figurinista. Outras duas camareiras presenciaram a cena. Antes disso, o ator já a teria assediado por pelo menos oito meses, desde o início dos trabalhos na novela, com frases de baixo calão.

O caso originou um movimento entre funcionárias e atrizes da emissora, que protestaram vestindo camisetas com a frase "Mexeu com uma, mexeu com todas" e com a hashtag nas redes sociais #ChegaDeAssédio.

A culpa pela situação foi admitida por José Mayer, por meio de carta lida no Jornal Hoje, em 4 de abril de 2017. "Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora", afirmou na época.

Desde o ocorrido, a Globo orientou aos autores e diretores que não escalassem mais José Mayer para outros trabalhos. O ator permaneceu na geladeira da emissora até o fim do contrato.

Nenhum comentário: