segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Cagece alerta sobre cuidados com rede de esgoto durante quadra chuvosa

O início das chuvas no estado marcam um período de cuidados redobrados quanto a utilização correta do sistema de esgotamento sanitário. O alerta da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a população é não destinar águas pluviais (de chuvas) nem resíduos sólidos às redes coletoras.

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, o fluxo de esgoto no sistema de esgotamento sanitário durante o período chuvoso é maior, por causa de interligações indevidas de água de chuva e também de destinação de resíduos sólidos às redes. “Estas práticas inadequadas são as principais responsáveis pelas ocorrências de obstruções e extravasamentos em vias públicas, pois comprometem o bom funcionamento das redes coletoras, que não foram feitas para receber esse tipo de material”, ressalta.

Somente durante o ano de 2018, foram retiradas mais de 5 mil toneladas de resíduos sólidos das redes de esgotamento sanitário de Fortaleza. Durante serviços de limpeza das tubulações são encontrados sacos plásticos, garrafa pet, preservativos, tapetes, colchão e outros.

Como forma de sensibilizar a população para uso correto da rede, a companhia realiza continuamente ações educativas, porta a porta, a fim de orientar e, também, tirar dúvidas sobre as diferenças entre rede de drenagem e rede de esgoto, que, por sua vez, possuem funções distintas.

A rede coletora de esgotamento da Cagece é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para o tratamento correto. Já a rede de drenagem, que é de responsabilidade das prefeituras municipais, deve ser utilizada para escoamento de água de chuva.

Destinar água de chuva para rede coletora de esgoto é considerada infração passível de multa, conforme artigo 115 da resolução n° 02/2006 da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). O valor da multa varia de R$ 190,40, para residencial social, a R$ 4.075,20, para industrial.

Para verificar se água de chuva está sendo direcionada para a rede de esgoto da companhia, basta observar. A água escoada da chuva, por exemplo, deve sair na rua. Já água do banho, pia ou descarga, deve passar pela caixa de inspeção da Cagece.

Nenhum comentário: