terça-feira, 6 de novembro de 2018

Semana do Bebê de Mombaça (CE) encerrada com a escolha do Bebê do Ano e do Bebê Perfeito

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé
O município de Mombaça através da Secretaria da Saúde conjuntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Articulação do Municipal do Selo Unicef 2017/2020 e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUNCA) realizou uma vasta programação na última semana do mês de outubro, Semana do Bebê 2018, para alertar sobre a importância dos cuidados nos anos iniciais da vida da criança.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Neste período, o município mobiliza a população pela garantia de sobrevivência e de desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade.
A imagem pode conter: 1 pessoa
Durante o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde de Mombaça, desenvolveram ações voltadas para saúde das crianças visando acolher mães de crianças dentro da unidade como também evidenciar os cuidados realizados pela genitora para que estas sirvam de exemplos para outras mulheres.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
Para encerrar essas atividades no mês de outubro, aconteceu, no último dia 31 de outubro, no auditório do Pólo de Atendimento do Proares, a culminância da Semana do Bebê com as escolhas do Bebê do Ano 2018 e do Bebê Prefeito 2018.

Eleito Bebê Prefeito o recém-nascido Enzo Gabriel por ser o primeiro bebê nascido na Semana do Bebê. Acompanhado dos pais recebeu a Chave do Município das mãos da dona Leda Jota que estava representando o prefeito Ecildo Filho.
A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo
Bebês das 11 UBS’s participaram da escolha do Bebê do Ano 2018, ao desfilarem na passarela, sendo vencedor o bebê Miguel Pereira do Nascimento, de 10 meses de idade, pertencente a UBS de Carnaúba. Durante a semana, em cada UBS foi escolhido um bebê para a disputada final.
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A escolha do Bebê do Ano obedeceu os seguintes critérios: faixa etária de 0 a 2 anos, amamentação exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida, a mãe do bebê ter realizado 7 ou mais consultas de pré-natal, ter realizado em dia as consultas de puericultura e apresentar crescimento adequado para idade.

Todas as crianças receberam Certificado e um presente doado pela primeira dama Jakelini Braga Evangelista.

O evento contou com a presença da secretária da Saúde, Dra. Norma Marque; vice-presidente do CMDCA, Angélica Freitas; secretário de Juventude Esporte e Cultura e Articulador Municipal do SELO UNICEF, Ney Werbson; representante do Conselho Tutelar, conselheira Margarida; dona Leda Jota representando o prefeito Ecildo Filho e adolescentes do NUCA.

Nenhum comentário: